
09/05/2025 | Sea Master
Impactos do aquecimento global podem ser percebidos mundialmente, haja vista os eventos climáticos extremos cada vez mais recorrentes. Para se ter dimensão: a cada 1°C de aquecimento global, há um aumento de 7% nas chuvas diárias extremas, segundo dados da Organização Meteorológica Mundial (OMM). E diversos são os estudos sobre o assunto, com dados ainda mais alarmantes que acendem o alerta para a importância da sustentabilidade ser incorporada em todas as camadas da sociedade.
Para te ajudar a entender melhor sobre esse assunto e o papel das empresas no combate aos impactos do aquecimento global, nós, do Blog da Sea Master, produzimos este conteúdo especial, em parceria com os nossos especialistas.
Continue a leitura para conferir!
Veja também – O papel das energias renováveis no combate às mudanças climáticas
Quais são os principais impactos do aquecimento global?
Impactos do aquecimento global têm se tornado cada vez mais recorrentes no dia a dia, afinal, o mundo já atingiu o recorde e 2024 foi o ano mais quente já registrado na Terra, com aumento de 1,6ºC na temperatura média global, de acordo com apontamento feito pela Organização das Nações Unidas (ONU). A principal consequência desse cenário está nos diversos registros extremos de chuva, seca, furacões, incêndios e mortes, como:
- Chuvas intensas que devastam cidades inteiras ao mesmo tempo, como aconteceu no Rio Grande do Sul, e tempestades históricas como a registrada na Espanha – ambas em 2024;
- Incêndios florestais que duram meses e causam devastação em massa da biodiversidade, como os registrados nos biomas brasileiros em 2024;
- Temporada de furacões no Atlântico acima do normal, com devastação de cidades e elevado número de mortes, como a registrada nos Estados Unidos;
- Ondas de calor extremo que causam inúmeros prejuízos para a economia e a saúde da população, como a registrada na China em 2022 que durou 70 dias a fio e bateu recordes históricos.
Como minimizar os impactos do aquecimento global?
Especialistas explicam que a indústria e os países têm fracassado no compromisso de reduzir as emissões de gás carbônico – principal propulsor do aquecimento global, o que levou a superação do marco limite. Caso esse cenário se mantenha e a temperatura na Terra chegue a 2ºC a mais, há uma alta possibilidade de um suicídio ecológico, como evidenciado por um estudioso em entrevista para o G1.
Diante desse contexto, ações de sustentabilidade, pautadas pela responsabilidade socioambiental, são urgentes em todas as camadas sociais. A seguir, listamos as principais, que são recomendadas pela ONU:
- Investimento em fontes de energia renováveis;
- Priorização de meios de transporte que não são movidos a diesel;
- Produção de alimentos de forma mais ambientalmente responsável, pautada, principalmente, pela redução no uso de agrotóxicos;
- Valorização de resíduos de forma correta, com incentivo a coleta seletiva e reciclagem.
Qual é o papel das empresas no combate ao aquecimento global?
As empresas possuem atuação protagonista no combate ao aquecimento global, principalmente por meio da adoção de hábitos pautados pelo ESG, que prevê boas práticas de responsabilidade ambiental, social e de governança. A sustentabilidade corporativa já é uma realidade em diversas companhias ao redor do mundo, mas ainda precisa ser mais fomentada.
Para tanto, pesquisadores sobre os impactos do aquecimento global ressaltam que as empresas devem fomentar ações que tenham conexão com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: “um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade”.
Algumas boas práticas que as empresas podem (e devem!) adotar envolvem:
- Apostar em soluções tecnológicas ambientalmente responsáveis e minimizar as emissões de carbono;
- Implementar métodos de produção mais eficazes e alinhados com a sustentabilidade;
- Utilização de materiais sustentáveis e a implementação de boas práticas de gestão energética;
- Realização de campanhas de conscientização, programas de treinamento e educação ambiental;
- Investimentos em iniciativas de proteção da biodiversidade da comunidade local.
Como a Sea Master para fortalecer a sustentabilidade empresarial?
O Grupo Sea Master tem o compromisso de atender ao mercado com excelência para fomentar a sustentabilidade corporativa, por meio do oferecimento de soluções sustentáveis. A empresa atua como uma facilitadora, apoiando os clientes na adoção de boas práticas sustentáveis, na implementação da coleta seletiva e no correto gerenciamento dos resíduos. Buscamos constantemente as melhores tecnologias para a reciclagem da maior parte dos resíduos gerenciados, garantindo que os materiais sejam reaproveitados de forma eficiente e sustentável.
Além disso, a Sea Master avança em seu processo de descarbonização, com o inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE) já protocolado neste ano. Após a conclusão dessa etapa, serão disponibilizados os indicadores necessários para que os contratantes possam compensar as emissões geradas durante a utilização dos nossos serviços. Este é um passo de extrema importância, afinal, escolher empresas alinhadas com práticas sustentáveis reforça o compromisso com a redução dos impactos ambientais relacionados aos gases de efeito estufa.
Ficou interessado e deseja saber mais sobre as nossas soluções sustentáveis e como podemos te ajudar? Entre em contato com o nosso time de especialistas, que está à disposição para te atender.
Fique por dentro das novidades com a Sea Master
Acompanhe o nosso Blog para ficar por dentro das novidades, com materiais, projetos e as principais tendências que tornam o nosso compromisso cada vez mais consciente!